4 dicas essenciais para quem vai fazer sua primeira entrevista de emprego

Abril de 2020

O momento da primeira entrevista de emprego costuma ser bastante aguardado por muitas pessoas. Afinal de contas, mais do que nunca é preciso se preocupar em passar uma boa impressão. E, se você está prestes a fazer a sua primeira entrevista de emprego, mas está nervoso com a situação, não se preocupe, nós vamos ajudar você.

No post de hoje você confere algumas dicas essenciais para quem vai fazer sua primeira entrevista de emprego. Ficou curioso para saber quais dicas são essas? Então continue nos acompanhando. Boa leitura.

 

Comece pela escolha da roupa

Pode parecer simples, mas escolher primeiro o que você vai vestir na sua primeira entrevista de emprego ajuda com que você tenha mais calma para o resto. Isso sem mencionar que é muito importante que você faça uma boa escolha de roupas e combinações.

Para isso, o mais indicado é que você se vista como se já trabalhasse na empresa. Ou seja, faça seu dever de casa e pesquise sobre qual seria o “dress code” da empresa na qual você fará a entrevista. Caso não ache nada a respeito, opte sempre por peças mais sociais e formais.

 

Preste atenção na forma como você se comunica

Um erro muito comum, sobretudo em primeiras entrevistas de emprego, é a forma como muitas pessoas se comunicam. Isso porque o avaliador levará em consideração todos os detalhes do seu comportamento, inclusive a forma como você fala.

Por isso, evite usar gírias ou cometer erros de português. A entrevista de emprego não é uma conversa informal com um amigo, então requer um vocabulário mais sério. Caso não se sinta preparado, vale ensaiar algumas falas em frente ao espelho. Temos certeza que vai ajudar.

 

Controle a ansiedade e o nervosismo

Você com certeza já deve ter ouvido por aí que costumamos ser nossos maiores inimigos. E isso é verdade até mesmo durante uma entrevista de emprego. Isso porque o nervosismo pode nos sabotar nesse momento tão importante.

Para evitar que isso aconteça, procure preparar sua mente desde o momento em que receber a confirmação para a entrevista. Tenha em mente que você precisa apenas contar um pouco mais a seu respeito para uma pessoa, e também sobre a sua vida profissional. Caso esteja muito ansioso antes do momento da entrevista, procure respirar fundo e pensar de forma positiva.

 

Faça o dever de casa

E não, não estamos falando apenas sobre pensar no que vai vestir para a sua primeira entrevista de emprego. Aqui entra outro quesito ainda mais importante: estude a empresa onde você fará a entrevista. Isso porque é muito comum que o avaliador faça perguntas a você sobre a empresa, como: “por que você acha importante trabalhar conosco?”, ou então: “o que você sabe sobre a nossa empresa?”

Caso essas perguntas aconteçam de fato, é importante que você esteja preparado para respondê-las da melhor forma possível. Para isso, procure estudar a empresa, o seu ramo, concorrentes, entre outros aspectos que possam ser interessantes.

 

E é claro que, para conseguir a chance de uma primeira entrevista de emprego, seu currículo precisa estar perfeito, não é mesmo? Envie-nos para que possamos avaliá-lo de forma gratuita!