5 perguntas comuns numa entrevista de emprego

Fevereiro de 2020

Cada empresa possui demandas específicas no que diz respeito aos cargos. Além disso, elas procuram certas características profissionais que se adequam ao negócio. No entanto, há algumas perguntas comuns numa entrevista de emprego.

Essas perguntas são repetíveis porque são normalmente as mais importantes para qualquer negócio. Abaixo você verá as 5 perguntas mais comuns para você já ter a resposta na ponta da língua.

“Quais seus pontos fortes e fracos?”

A pergunta mais comum é na verdade duas: quais são suas qualidades e seus defeitos. A empresa sabe o que pode esperar de você com base nessa resposta. Por isso, o que você disser será cobrado. Se seu ponto forte é organização, a empresa irá entender que pode contar com isso.

Portanto, as respostas precisam ser bem pensadas. Seja sincero e fale a verdade. Se você for contratado, a direção irá saber se você é verdadeiro ou não.

“Como você se vê daqui há alguns anos?”

Todo empregador deseja que seu funcionário esteja engajado no trabalho e possa entregar o melhor de si. Uma pessoa que projeta o futuro e é otimista, normalmente é alguém que corre atrás, que quer novas responsabilidades e deseja crescer profissionalmente.

A resposta para essa pergunta então é óbvia: você precisa se ver melhor, como alguém que quer ajudar a empresa a crescer para crescer junto. Uma pessoa motivada e autoconfiante normalmente irá demonstrar otimismo. Não importa se nessa empresa ou em outra: ela vai buscar maneiras de se desenvolver.

“Por que você saiu da última empresa?”

Evidente o histórico profissional importa muito. Ninguém quer contratar para ter que dispensar em pouco tempo. O empregador deseja ter empregados fiéis, que se dediquem ao negócio como se fosse deles. Portanto, descobrir o porquê da sua saída é importante para o recrutador tomar a decisão. 

“O que você fez entre x e x?”

É comum pessoas que saem de uma empresa e demoram um tempo para buscar um novo emprego. Seja para se dedicar a projetos particulares ou apenas para tirar férias, todos gostam de esfriar a cabeça.

Contudo, o empregador quer saber se você é engajado e interessado no trabalho. Por isso, deseja saber o que você tem feito profissionalmente. Se há essa lacuna no seu histórico é importante que você explique direito para não haver mal entendido.

”Por que você quer trabalhar aqui?”

As expectativas que a empresa tem a respeito de uma vaga podem não combinar com as expectativas que o candidato tem da empresa. E isso é completamente normal.

O fato de você ter entregado currículo demonstra que o interesse que você tem pela empresa existe. Então é importante falar o porquê para que o recrutador entenda que você tem o perfil adequado para preencher a vaga.

Com essas perguntas você pode começar a se preparar. Pense nas respostas mais adequadas, com base no que você acha que o recrutador quer ouvir dos entrevistados. Além disso, é importante você preparar um excelente currículo. Aproveite, então, para fazer uma análise grátis do seu currículo e melhorá-lo antes de ir atrás do seu emprego.