5 truques para fazer com que o seu currículo chame atenção dos recrutadores

Marco de 2020

Um dos principais obstáculos na hora de procurar um emprego está na criação de um currículo. Chamar a atenção dos recrutadores é um desafio, mas não é um bicho de sete cabeças. Existem alguns truques que podem te ajudar na hora de conseguir uma vaga.

Se você é um estagiário ou um profissional que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, já deve ter perdido o sono esperando uma ligação ou e-mail para participar de um processo seletivo.

A ligação não veio e o e-mail nunca chegou. Saiba que o problema pode estar na maneira como você se apresentou e não necessariamente nas suas capacidades. Ter qualificações para o cargo é importante, mas também é preciso prender a atenção do contratante.

Investir em um currículo chamativo e objetivo é fundamental na difícil tarefa de se destacar em meio a dezenas, talvez centenas ou milhares de currículos que chegam às mãos dos recrutadores. Com criatividade e inteligência, é possível ser o escolhido.

 

A primeira impressão é a que fica

O currículo é a primeira oportunidade que a empresa tem para te conhecer. Portanto, invista em uma apresentação sucinta e honesta, mas evite autoelogios. Busque salientar também seus objetivos. 

É comum acreditar que para chamar a atenção o currículo precisa estar abarrotado de informações. No entanto, dados mal organizados podem confundir o recrutador e fazê-lo passar para o próximo candidato. Aqui vale aquela máxima de que “menos é mais”.

Dê preferência para um modelo mais simples e organizado, com letras claras e fáceis de ler. Evite colocar fotos e dados de documentos pessoais, pois isso pode ser visto com maus olhos pelo recrutador.

Invista em personalizar seu currículo de acordo com o cargo desejado. Mais do que precisando de um emprego, isso demonstra que você está interessado naquela vaga específica.

 

Seja objetivo

Na hora de fazer seu currículo, lembre-se de que ele vai passar pelas mãos do recrutador por apenas alguns segundos. Então, encare-o como um cartão de visitas onde as informações devem estar dispostas de forma clara e objetiva. 

É essencial deixar claro informações que facilitem o contato do recrutador com você. Dedique um bom espaço para dados pessoais, como seu nome, telefone e endereço e e-mail.

Procure destacar também sua formação e algumas experiências que podem fazer a diferença na seleção, como idiomas, cursos extras, palestras e trabalhos voluntários que tenham relação com a vaga.

 

Selecione as experiências

Um dos principais pontos observados num currículo está relacionado às vivências profissionais do candidato. Priorize experiências que tenham relação direta com a vaga pretendida. 

A clareza deve sempre ser o foco na hora de fazer seu currículo. Apresente seu know-how de forma coerente e concisa. Uma estratégia é colocar as experiências em ordem cronológica.

Liste-as da mais recente para a mais antiga, sempre mostrando o nome e o tempo de permanência na empresa. Descreva também o cargo exercido por você e suas funções.

Neste momento, não foque tanto no cargo, mas se orgulhe dos resultados alcançados. Descreva os projetos dos quais participou e como você fez a diferença para que eles dessem frutos.

 

Não tenho o que colocar!

Todo mundo já passou pelo angustiante momento de procurar o primeiro emprego e não ter muitas informações para enriquecer o currículo, principalmente àquelas relacionadas às experiências profissionais. 

Caso não tenha muitas experiências, experimente destacar vivências com treinamentos profissionais, como estágios e bolsas, por exemplo. Iniciativas empreendedoras também somam pontos e podem fazer você se destacar.

Mesmo com pouca bagagem profissional, ainda é possível chamar a atenção na hora de passar por um processo seletivo. Basta deixar claro sua força de vontade em aprender e sua proatividade.

Enquanto não consegue uma oportunidade, busque se especializar. Faça cursos e treinamentos para a área que está tentando uma vaga. Que tal aprender um novo idioma ou melhorar seus conhecimentos em informática, por exemplo?

 

O segredo está em você

A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho quase sempre passa primeiro pela construção de um bom currículo. Investir em uma boa apresentação, com dados precisos e coesos fazem a diferença entre ser selecionado ou não.

 

Se você quer saber se o seu currículo está adequado, podemos fazer uma análise gratuita para você. Envie-nos seu currículo e tenha certeza de que ele está pronto para ser escolhido por um recrutador.