A importância de um bom currículo

Muitas pessoas não entendem ou não levam a sério a necessidade de possuir um bom currículo. Este documento é a primeira apresentação do candidato e o primeiro contato que o recrutador terá com um potencial colaborador. 

Como sabemos, a primeira impressão é sempre a que fica. Por isso, para que você conquiste a atenção e desperte o interesse para uma entrevista presencial ou online, seu currículo deve estar à altura do profissional que você é ou almeja ser. 

Como montar um bom currículo? 

É comum que as pessoas tenham medo e se sintam pressionadas na hora de montar um currículo. Existem muitos questionamentos e mitos envolvendo esse documento tão importante. 

No geral, o currículo precisa carregar informações ricas e necessárias para que o recrutador saiba quem você é, quais são seus objetivos e a sua formação e qualificação profissional. Todos os dados devem ser apresentados de maneira clara e objetiva. 

É óbvio que o currículo vai variar de acordo com o seu perfil e a vaga que procura, mas, em todas as situações, ele deve conter as informações básicas, como nome, endereço e dados para contato (telefones e e-mail são os principais, mas você também pode colocar o perfil do LinkedIn e de outras redes sociais). 

Em seguida, vem a parte realmente importante do documento, com as informações que precisam revelar o seu melhor, apresentando todo o seu potencial, sempre de maneira verdadeira e direta.  

Não é legal que seu currículo pareça desleixado. Sendo assim, ele deve ter uma boa formatação e layout clean. É importante também que o documento esteja sempre atualizado. 

Se atente em incrementar o currículo e sempre adicione novos cursos que você tenha feito na sua área, experiências profissionais marcantes e seus diferenciais como profissional. 

Lembre-se que o currículo, além de ser uma carta de apresentação, é uma das melhores ferramentas para o marketing pessoal. Ele é a sua vitrine para o mundo profissional, onde você pode e deve mostrar suas melhores qualidades e se “vender” para a vaga que deseja conquistar. 

Para isso, faça um currículo certeiro, que apresente logo de cara aquilo que o recrutador procura. O segredo é entender que, para algumas vagas, pode ser necessário fazer adaptações pontuais no documento. 

De qualquer forma, o CV precisa ser pensado para apresentar seus melhores atributos, de acordo com o que é necessário para a vaga. 

O que fazer para destacar seu currículo?

Os setores de RH recebem muitos currículos diariamente. Por isso, quanto mais clara for a sua apresentação para o recrutador, mais chances você terá de ser chamado para a entrevista.

Mostre que você tem o que é necessário para preencher a vaga, personalize o documento para cada nova oportunidade e evite currículos genéricos e sem valor agregado. Reafirme que você é único e especial, dotado das habilidades comportamentais e técnicas que farão diferença para a empresa. 

Investir no seu currículo pode abrir as portas que você tanto deseja. Dedique um tempo para prepará-lo da maneira correta. 

Caso precise de apoio especializado para montar e personalizar o seu currículo, conte com a CVPRAVC. Seu currículo será preparado por um Headhunter, aumentando muito suas chances no mercado de trabalho!