Diploma garante emprego?

Janeiro de 2020

O mercado de trabalho está passando por mudanças significativas, acompanhando a evolução da tecnologia e do tipo de postos de trabalho que estão sendo criados hoje em dia.

Por mais que um diploma seja importante, principalmente para grandes empresas e cargos mais técnicos, infelizmente ele, sozinho, não é garantia de emprego. Entenda por que e como fazer para diferenciar o seu currículo no meio de tantos outros em processos de seleção para vagas em aberto.

Diploma pode ser um critério de seleção

Quando um recrutador está com uma vaga em aberto, possui diversos critérios de seleção que deve respeitar para fazer a triagem dos currículos e começar as entrevistas com os candidatos mais aderentes às vagas.

A verdade é que o diploma ou a formação, pode ser um desses critérios de seleção para que o candidato não seja descartado na triagem de currículos. Entretanto, há outros fatores importantes e não técnicos que estão relacionados à aderência do candidato à vaga.

O que mais as empresas estão considerando?

Você já ouviu a frase “As empresas contratam por conhecimento técnico e demitem por comportamento não compatível com a cultura?” Ela é muito verdadeira e tem sido trabalhada de forma intensa pelos times de recrutamento e seleção.

O conceito de fit cultural está em alta e, muitas vezes, é mais valorizado do que o próprio conhecimento técnico. Para se sair bem neste quesito, é importante que o candidato invista em autoconhecimento e que saiba falar sobre os pontos fortes, pontos de melhora e consiga identificar o seu perfil de trabalho.

Dessa forma, pode expor aos recrutadores a sua versão real e ver se é esse perfil que se espera para o preenchimento da vaga em aberto.

Vamos dar um exemplo: supomos que a vaga é para atendimento ao público, porém o candidato se demostra tímido e inseguro ao falar com as pessoas. Por mais que ele tenha conhecimentos técnicos para a vaga, o seu perfil não condiz com o tipo de profissional que a empresa está buscando.

Currículo é a primeira impressão

A primeira impressão é a que fica e neste caso, é o contato com o currículo é considerada a primeira impressão com o candidato. Tem alguns pontos que são importantes no currículo para que ele se destaque no meio de tantos outros na triagem de currículos, a primeira etapa do recrutamento e seleção de uma vaga.

Através de um currículo bem elaborado, o candidato tem mais chances de passar para as próximas fases em diferentes processos de seleção. A verdade é que a ajuda de um especialista na área de Recursos Humanos é a melhor indicação para formatar o seu currículo de forma mais atrativa.

Outro ponto é fazer a tradução do seu currículo para se candidatar para vagas em multinacionais, mesmo no Brasil, demonstrando o seu cuidado com esse detalhe e as suas habilidades em outra língua. Inglês e espanhol são as duas línguas que podem diferenciar o seu currículo e lhe garantir ótimas oportunidades de emprego.

Conheça o CVPRAVC

A empresa presta serviço especializado de análise, avaliação e preparação do seu currículo. O processo é muito fácil, basta você preencher os seus dados pessoais e profissionais e enviar para gente.

Um dos nossos headhunters irá fazer toda a análise e preparação da formatação do seu currículo para que seja atrativo e diferenciado. Você recebe seu currículo e poderá tirar dúvidas e solicitar ajustes para nossa equipe.

Entre no nosso site e envie seu currículo de forma gratuita para uma análise e entenda melhor como podemos lhe ajudar a conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho atual!