Home office: saiba como manter a sua produtividade nesse período

Abril de 2020

Em situações especiais de instabilidade ou que possam gerar algum tipo de risco à saúde e ao bem-estar de quem trabalha em ambiente compartilhado, a prática do home office tem sido uma saída interessante para não precisar congelar o período de atividades laborais.

Sejam grandes empresas ou Microempreendedores, todos devem prezar pela segurança em primeiro lugar.

Entretanto, o trabalho em casa pode gerar um desafio a mais na hora de conseguir manter a produtividade. Sair do ambiente que se está acostumado para um ambiente onde ficam também os locais de descanso e lazer pode gerar alguns problemas de adaptação.

Por isso, confira a seguir, algumas dicas de como manter a produtividade nessa situação.

Escolhendo e organizando o local

O primeiro ponto a ser tocado quando se fala de home office é o local da casa onde será exercido o trabalho. Se você não conta com um cômodo reservado estritamente para exercer a função de escritório dentro do imóvel, com certeza já se deparou com a dúvida “Onde será que vou trabalhar direito?”. 

O interessante aqui é optar por um lugar que gere conforto e funcione de forma ergonômica. Apesar da possibilidade de se trabalhar largado de qualquer jeito na cama parecer tentadora, a falta de postura pode desestimular a produtividade que existe dentro de você.

Também é importante colocar o computador e os papéis em uma superfície plana, preferencialmente uma mesa, junto com todas as outras coisas que serão necessárias para o exercício da atividade, além de outras que causem bem-estar, como lanches e água.

Outro fator que muitas vezes é negligenciado é a iluminação e tonalidade das cores. Sempre opte por locais claros e bem iluminados, com cores não agressivas para gerar bem-estar durante o seu expediente.

Tenha disciplina

Você estará cercado de basicamente tudo o que você ama e apesar de isso surtir um efeito positivo, psicologicamente falando, também serão grandes as suas tentações para fugir do percurso e entrar em rota de colisão com sua produtividade. 

A dica aqui é usar todos os artifícios para manter o foco. Acorde no mesmo horário em que você costuma acordar quando precisa ir à empresa e mantenha a rotina, fazendo os mesmos horários de almoço e de intervalo.

Outra questão interessante é se vestir e se portar como se fosse sair para trabalhar, ficar de pijamas pode ser um pouco confortável demais e instigar seu corpo a relaxar.

Divida suas atividades

Essa é também uma medida organizacional que poderá ajudar você a se manter produtivo durante vários dias. Separe determinadas atividades para o dia ou para a semana e estabeleça desafios. 

Caso você consiga cumprir, se bonifique com alguma guloseima de que gosta. Caso não consiga, estabeleça uma punição que vai motivá-lo a se esforçar mais, como por exemplo, ficar sem comer determinada coisa ou não pode acender nenhuma luz da casa à noite.

Essa “gamificação” vai ajudá-lo a dar constância à produção, não correndo o risco de produzir demais em um dia e ficar ocioso no outro.

Se você gostou do conteúdo, conheça nossos serviços e envie seu CV para uma avaliação gratuita.