Por que manter o currículo sempre atualizado é importante?

Dezembro de 2019

O currículo é uma das ferramentas mais importantes para qualquer profissional. Afinal, é lá que são destacadas as suas maiores conquistas e experiências, além de ser o primeiro contato com praticamente qualquer potencial recrutador. Portanto, tão importante quanto construir o currículo ideal é garantir que ele esteja em dia. Confira então, porque é fundamental manter o currículo sempre atualizado.

A resposta mais simples e direta para esta pergunta é porque “nunca se sabe”. Você não tem ideia de quando uma oportunidade pode bater na sua porta e, mesmo que não esteja ativamente procurando um emprego, manter o currículo atualizado garante que nenhuma chance é perdida.

Atualmente, existem muitos profissionais de recrutamento, conhecidos como head hunters, que são contratados pelas empresas exatamente para esta função: encontrar candidatos promissores e convidá-los para entrevistas.

Portanto, em qualquer situação, é possível ser encontrado por um recrutador. Mesmo estando de férias, procurando realocação para uma área diferente ou já com um bom emprego. Sempre pode existir uma oportunidade melhor.

Mas, não são apenas os empregos diretamente que podem ser criados a partir de um currículo atualizado. Universidades e escolas de curso superior tendem a procurar profissionais do ramo para fazer palestras sobre determinado assunto. A indicação é um caminho para isso, mas um bom currículo também pode abrir esta porta inesperada. É uma ótima experiência, além de aumentar o círculo de conhecimento do profissional.

Existem também os motivos um pouco mais subjetivos e, até mesmo, pessoais. Por exemplo, ter um currículo em papel, atualizado, pode ajudar o profissional a encontrar caminhos de especialização ou cursos que podem ser interessantes para preencher as lacunas de conhecimento. Ao analisar o currículo, é possível perceber que existe uma habilidade interessante faltando, permitindo que o profissional a alcance.

Como manter o currículo atualizado?

Como em muitos aspectos da vida, manter o currículo atualizado é questão de hábito. Então, é extremamente valioso incorporar esta ação na sua rotina profissional. Assim, se eventualmente for necessário, é muito mais fácil não precisar atualizar tudo de uma única vez.

Portanto, busque alterar as informações com a maior frequência possível. Tenha a prática de colocar toda e qualquer conquista que seja relevante no seu currículo. Por exemplo, se você fez um curso, alguma prova ou um intercâmbio, é uma ótima informação para acrescentar.

Mas, o que você faz é tão importante com onde você trabalha e estuda. Teve alguma conquista interessante no trabalho? Então atualize a descrição da sua função para relevar esta importante conquista. É algo que chama muito a atenção dos recrutadores.

Por outro lado, não tenha medo de retirar certos aspectos. O currículo não deve ser um livro e é preciso pensar no dia a dia do recrutador. Ele provavelmente tem muitos currículos para ler, além do restante de seu trabalho, portanto, é preciso exercer uma certa limitação no que é exposto. Por exemplo, se a sua carreira é mais longa, o início pode ser um pouco mais resumido.

Agora que você já conhece estas dicas e a importância de manter o seu currículo atualizado, porque não fazer uma avaliação? Garanta que você tem a melhor apresentação possível para os potenciais recrutadores! Envie o seu currículo para que possamos fazer uma análise totalmente gratuita.