Quais os tipos de currículo que existem e como escolher o ideal?

Maio de 2020

Conheça os tipos de currículos existentes e saiba como escolher o ideal

Currículo nada mais é do que um documento que serve para organizar as informações sobre a carreira de determinada pessoa. Trata-se de um resumo profissional utilizado para concorrer a uma vaga de trabalho.

Apesar de ter esta definição bem objetiva, o currículo pode ser feito de diferentes formas e cabe ao candidato definir qual o melhor modelo para o seu perfil.

Existem 7 principais tipos de currículos:

1. Currículo Cronológico

É um modelo muito comum e aceito por grande parte das organizações. É fácil de entender, em razão da sua estrutura que organiza as informações de maneira cronológica, permitindo ao departamento de Recursos Humanos observar a evolução da experiência profissional do candidato. 

A ordem cronológica inversa, ou seja, que apresenta do emprego mais recente para o mais antigo, é mais interessante, pois possivelmente remete à vaga pleiteada.

A vantagem deste modelo de currículo é o destaque para os cargos ocupados pelo candidato. Já a desvantagem, é que ressalta os períodos de inatividade ou as constantes mudanças de emprego, que podem gerar questionamentos na entrevista.

2. Currículo Funcional ou Temático

Este modelo é conveniente para profissionais que estão há algum tempo sem trabalhar ou são recém-formados, sem muita experiência. Ou, até mesmo, para aqueles profissionais que querem iniciar uma nova carreira, diferente de tudo que já tenham feito em sua trajetória. 

Neste modelo, o profissional omite pontos indesejados, como períodos de desemprego e mudanças frequentes, mas destaca as suas principais habilidades e os resultados alcançados na vida laboral, priorizando interesses e motivações.

3. Currículo Combinado ou Misto

É um modelo de elaboração mais complexa, porém com um resultado mais assertivo, pois combina os dois modelos anteriores. Destaca as capacidades e conquistas, junto com a formação e experiência do profissional. 

4. Currículo Lattes 

Trata-se de modelo acadêmico utilizado no Brasil e desenvolvido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

É um tipo de currículo muito rico em informações, confiável e abrangente, muito utilizado, principalmente por candidatos a bolsas de estudo, pois destaca trabalhos acadêmicos e pesquisas realizadas. 

5. Currículo Online

Este modelo tem ganhado cada vez mais a adesão dos trabalhadores e dos recrutadores. Apresenta uma apresentação digital das capacidades e habilidades do profissional, que também tem espaço para detalhar seu objetivo.

É disponibilizado na internet e aberto para que qualquer internauta possa ver. O suporte multimídia neste modelo possibilita ao profissional anexar materiais complementares, seja em vídeo ou imagem, e enriquecer seu currículo.

6. Vídeo Currículo

É um modelo recente, que ganhou espaço com o movimento de transformação digital e o aumento de empresas e pessoas conectadas a canais multimídia.

Como o nome já indica, trata-se de uma apresentação em vídeo, na qual o candidato fala de si mesmo, suas habilidades, objetivos e conquistas. Depois dessa primeira impressão, ele poderá ser chamado para a tão esperada entrevista pessoal.

7. Curriculum Vitae 

Modelo que apresenta a trajetória educacional e profissional da pessoa, com o objetivo de demonstrar suas habilidades e competências. Alguns passos devem ser seguidos para se estruturar um bom Curriculum Vitae: 

- Descrever os dados pessoais;

- Elaborar carta de apresentação;

- Utilizar papel branco;

- Linguagem simples e clara;

- Escrever na primeira pessoa do singular;

- Usar foto tipo passaporte;

- Eliminar qualquer erro de grafia;

- Utilizar linguagem de fácil leitura e conter, no máximo, 3 páginas, incluindo a carta de apresentação.

Deseja saber como está o seu currículo? Envie o documento para uma avaliação gratuita.